Há
possibilidade de você já ter visto um destes em algum produto no supermercado:
Esta
é uma tecnologia chamada de QR code
que funciona como um código de barras, só que lido pelos smartphones.
Normalmente este código, quando presente em hortifrútis ou produtos cárnicos,
tem a função de rastrear a origem do produto.
Recentemente
as grandes redes de supermercados, como Walmart, Pão de Açúcar e Carrefour vêm
cobrando de seus fornecedores de hortifrútis um código de rastreamento para melhor
controlar a origem dos insumos além de, é claro, promover suas marcas e
valorizar os produtos que oferecem em suas redes. Definem os mesmos como “produtos
com qualidade desde a origem” e, desta forma, colocam em seus respectivos web
sites a opção de verificação da veracidade de tal informação através da
possibilidade de pesquisa do produto através do código.
As
etiquetas variam das mais simplificadas, contendo apenas o número de rastreio e
outras, mais complexas, que contam com o QR
code e várias outras informações como nesta da imagem abaixo:
Numa
visita a um destes supermercados, com muita dificuldade os códigos foram encontrados. Normalmente estão perdidos nos grandes caixotes de plástico ou, simplesmente,
não existem. Quando consultados no site, aparecem a foto do insumo e suas
propriedades nutricionais, além da região, distribuidor, centro de distribuição,
produtor e um mapa do Google Maps indicando a localização.
Aqui
está um exemplo:
Desta
forma, pode-se perceber que o processo ainda está muito aquém do esperado pelos
clientes. Não é possível verificar se as boas práticas estão sendo empregadas
nas produções. Sabemos o nome do produtor e do distribuidor, legal! Mas não
fazemos ideia de como funcionam a plantação, a colheita e a logística. O ECOFRUT
pode ter produção de excelência ou uma produção nem perto do ideal, entretanto
não sabemos, apesar da propaganda realizada pelas redes de supermercados quanto
à possibilidade de rastreamento.
É
importante que tais empresas deem maior foco para seus programas de
rastreabilidade e não fiquem apenas na propaganda, desenvolvendo o sistema que
ainda é bastante recente e pode ser um trunfo se bem utilizado. A necessidade
crescente por informações pede isto: queremos saber se o meio ambiente está
sendo respeitado, que tipo de defensivo está sendo utilizado e até mesmo a
respeito do tratamento com os funcionários. O consumidor está cada vez mais
interessado nestes fatores sociais e ambientais. Então sejamos otimistas de que
o rastreio nas redes de supermercados seja melhor desenvolvido e aplicado e não
somente utilizado como forma de marketing.
Por Matheus Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário